Mesmo com um frio congelante, muita gente se fez presente no Salão principal do Mampituba, para participar do jantar do Centenário de um dos principais clubes do Brasil. O salão principal estava um charme e a comida do Siso continua imbatível com o seu tradicional file ao molho madeiro e suas deliciosas sobremesas, sempre muito esperada pelos presentes. Mas, o mais esperado foi o show da Banda Blitz, com o seu titular Evandro Mesquita mandando ver muito bem e empolgando os casais para dançar na pista na frente do palco até para se aquecer, pois o frio estava irresistível. O Mampituba deve urgentemente pensar em climatizar o seu salão principal, pois na estação do inverno é difícil parar muito tempo, pois nem mesmo o calor humano, que é um dos mais fortes, não esteve presente pois o salão não estava totalmente lotado, tanto é verdade que muita gente foi embora mais cedo.
NINGUEM É MAIS BOBO
Essa Copa América e a Euro Copa, está nos mostrando uma coisa muito interessante. As seleções que antigamente iam a esses grandes eventos esportivos somente para participar, pois sempre foram meros coadjuvantes sem a mínima possibilidade de sonhar em chegar numa quarta de final ou mesmo numa semifinal, hoje o quadro está diferente, mas claro que as grandes seleções ainda continuam como favoritas, mas o grau de dificuldades para chegar nas semifinais ou nas finais está muito mais difícil. Honestamente falando, quando que nós brasileiros íamos ter dificuldade para vencer uma Costa Rica e nessa Copa empatamos o jogo e caso semelhante aconteceu com a Argentina e também muito principalmente na Euro Copa, onde as grandes seleções, para chegar às semifinais tiveram que suar frio. Outra coisa também é que hoje o nosso País não para mais quando a nossa Seleção Joga e na realidade não temos mais craques como antigamente. É o que penso e tenho dito.
“Guarda Municipal não é solução para aumentar a segurança pública”, afirma Vaguinho Espíndola
Pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD é contrário à ideia de reativar instituição, extinta em 2017
Para o pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), não é efetiva a ideia de reativar a Guarda Municipal – nos mesmos moldes da instituição extinta em 2017 – com o objetivo de aumentar a segurança pública. Desde que a instituição deixou de existir, os números diminuíram consideravelmente na cidade, tanto que atualmente, segundo o Atlas da Violência 2024 divulgado nesta semana, Criciúma é a primeira mais segura entre os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul quando analisados os municípios com mais de 200 mil habitantes.
Ainda de acordo com dados de Criciúma, o período de 2012 a 2016 – quando a cidade contava com uma Guarda Municipal ativa – foi o mais violento da história, com o registro de 217 homicídios. Já nos cinco anos seguintes, depois que a Guarda foi extinta em 2017, houve uma queda considerável nos casos e as forças de segurança contabilizaram 77 homicídios e no período atual, esse número é ainda menor: 14.
“Segurança Pública é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade do Município. O que nós precisamos hoje, é deixar que as polícias façam o trabalho delas, com muito mais tempo e qualidade. Para isso, precisamos de agentes de trânsito ajudando, principalmente em acidentes sem vítimas, no patrulhamento das saídas das escolas e na proteção patrimonial da cidade, como nos parques, por exemplo. Temos que entender que toda estrutura que você traz para dentro da Prefeitura onera o município e, por isso, precisamos pensar em políticas públicas sistêmicas e integradas, bem como cobrar do Governo do Estado para que aumente o efetivo da polícia militar na cidade”, argumenta o pré-candidato a prefeito pelo PSD.
Cidades mais violentas de SC possuem Guarda Municipal
O Atlas da Violência é um levantamento anual feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O documento divulgado nesta semana mostra que Criciúma é uma das cidades mais seguras de Santa Catarina, uma vez que possui uma taxa de apenas 6,1 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Por outro lado, entre as cidades catarinenses mais violentas, de acordo com o levantamento, estão Balneário Camboriú, com 12,9 homicídios a cada 100 mil habitantes; Chapecó (12,6), Palhoça (10,8) e Joinville (9,7). “A semelhança dessas cidades mais violentas, é que todas possuem Guardas Municipais. Já por outro lado, Jaraguá do Sul, que é o município mais seguro de Santa Catarina, não possui a guarda instituída. Ou seja, ter uma Guarda Municipal não é a solução para aumentar a segurança pública e, por isso, sou contrário à sua reativação”, avalia Vaguinho.
FLASHES
As mulheres que me chamaram atenção pela beleza ou pela elegância: kelin Delupo, Karla Farias, Zuleide Hermam, Robinalva, Karla Schultz, Noeli Martins.
No Jantar do Mampi, estava comentando com a Zuleide, como é grande o numero de pessoas que não conhecemos que hoje estão participando das festas de Criciúma.
O Criciúma perdeu mais uma, mas o que nos consola é um Fluminense que foi campeão da Libertadores do ano passado, está na lanterna do brasileirão desse ano.
Delicia as entradas servidas a francesa no Jantar do Centenário do Mampituba, os pasteizinhos então uma delícia.
Esse fim de semana acontece a Festa da Tainha e la estaremos para participar e mostrar um pouco para vocês a principal festa do Rincão.
Casal que há quase dois anos surpreendeu a todos no Bal. Rincao, começando um namoro, que todos pensavam que ia ser eterno, acabou de acabar e cada um para o seu lado e vao passar esse inverno sem coberto de orelha
Luciane Ceretta na última sexta em Floripa, representando a Acafe, assinando Manifesto pela Educação ao lado do Presidente da Lide, Delton Batista, do Prefeito de Floripa. Topazio Neto e do Governador Jorginho Mello.
Guarda Municipal não é a solução para aumentar a segurança pública, afirma Vaguinho Espindola, pré candidato da Prefeito de Criciúma e tudo indica que será eleito Prefeito.
E por falar em Festa da Tainha, Darolt Material de Construção e Duda Imóveis se faram presentes com stands na festa e já nos convidaram para visita-los.
O derrotado da semana: Macron o Presidente da França. O vitorioso da Semana; Jair Bolsonaro ao receber em Bal. Camboriu o Presidente da Argentina Milei.
Na foto, ao lado do presidente do Lide, Delton Batista, do prefeito de Florianópolis Topazio Neto e do governador Jorginho Mello.
Vaguinho Espíndola o futuro Prefeito de Criciúma